Matemática com música & a reciclagem na escola.

Como a indústria 4.0 pode impactar e transformar a realidade do jovem brasileiro?

Eu sempre acreditei na educação como a solução para a desigualdade em nosso país. Nós podemos mudar a situação do jovem aprendiz, levando educação de qualidade para os egressos do ensino fundamental e médio. A indústria 4.0 pode impactar e transformar a realidade do jovem brasileiro, porém para isso é preciso que o jovem tenha acesso a esse conhecimento.

A Revolução Industrial do século XIX, teve como base o uso da máquina a vapor movida a carvão (combustível fóssil), nas indústrias têxteis principalmente, o que revolucionou a produção industrial, a economia e a relação do homem com o trabalho. A segunda revolução veio com o motor a combustão, a fonte de energia era o petróleo o que causou uma mudança mundial com a economia e a relação do patrão com empregado, surgem também a criação e transformação do sindicalismo e por fim eletricidade revolucionando a vida da sociedade. Chegamos à terceira revolução com a chegada da eletricidade e automação das máquinas e o uso de computadores na produção da indústria que constitui a terceira revolução.

Hoje com alta tecnologia as máquinas são capazes de aprender e resolver problemas, temos a inteligência artificial, a internet das coisas, big data estamos vivendo a quarta revolução industrial. Como estamos no processo, não compreendemos totalmente onde iremos chegar, quem ou qual país está mais preparado para essa nova revolução? Novas oportunidades de trabalho e renda estão surgindo para quem tem a oportunidade de especializar-se nessa indústria, chamada de Indústria 4.0.

Os jovens brasileiros precisam participar desta revolução e tudo começa pela educação de qualidade.O impacto que a indústria 4.0 pode causar na vida dos jovens brasileiros e a transformação social que o jovem terá em sua vida depende de sua preparação para viver esta nova realidade.

A transformação começa com o jovem tendo acesso ao conhecimento, inicialmente com um curso de montagem e configuração de computadores o jovem tem contato com a tecnologia de ponta dos computadores. Quando aprende a configurar o computador é o início do contato com a programação de computadores. Aprender uma linguagem como o Python que é voltada para a indústria 4.0 abre as portas para a empregabilidade deste jovem.

A MicroSoft investiu sete e meio bilhões de dólares na compra do site https://github.com/ uma comunidade de programadores para a indústria 4.0, estima-se um crescimento exponencial deste mercado nos próximos anos.

O github permite que o jovem aprendiz crie seu próprio site dentro do site do github, o que proporciona ao iniciante na indústria 4.0 a oportunidade de compartilhar seus conhecimento com outros jovens programadores e desenvolver melhor seus projetos com o compartilhamento de informações.

Tendo o conhecimento inicial da montagem e configuração de computadores, aprendendo a programar e criar seu próprio site, criando um pequeno espaço em sua casa para trabalhar, montando, configurando e vendendo computadores o jovem tem seu ingresso garantido na indústria 4.0.

Expectativas do setor industrial

Uma pesquisa realizada pela PwC com 2 mil empresas de 26 países sobre a indústria 4.0 traça um panorama do setor. Segundo o levantamento, os profissionais da área buscam uma série de benefícios relacionados à aplicação da análise de dados. para 72%, o uso de big data e análise de dados vai beneficiar o relacionamento com os clientes e impactar o ciclo de vida do produto; 86% esperam que a indústria 4.0 viabilize menores custos operacionais e maiores receitas nos próximos cinco anos; para 35% das empresas que adotaram o modelo da indústria 4.0, a expectativa é de aumento de 20% nos lucros nos próximos cinco anos. Portanto, a análise de dados já está presente na indústria 4.0 e traz grandes expectativas para os gestores.

Esse cenário se deve às aplicações e aos benefícios da tecnologia nesse segmento. Nesse sentido nosso cronograma tem como proposta:

1) Curso de montagem, configuração e manutenção;

2) Disciplina de programação em python;

3) Disciplina de criação de site no github;

4) Criação da sala oficina;

5) Criação do almoxarifado de material reciclável (lixo eletrônico);

6) Solicitação de doação de computadores;

7) Criação e desenvolvimento de uma distribuição Linux, ou seja, criação de um Sistema Operacional próprio, sugestão de nome Êxodos.

Preparar o jovem neste contexto social é o nosso desafio, às escolas e os mestres precisam passar este conhecimento para profissionalizar os nossos alunos e dar a eles a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Como podemos fazer isso? O governo precisa equipar as escolas, dar treinamento aos professores e estimular os jovens a aprenderem novas competências, precisamos ser rápidos pois outros países já estão à nossa frente.

Algumas iniciativas como a Cedesp e outras ONGs, podem ser o ponto de partida para uma revolução social tendo como foco os egressos da escola básica. Quando se fala em revolução, estamos falando de uma mudança brusca na relação educação e geração de trabalho e renda, que tem como foco a possibilidade de seu aluno ou usuário se inserir no mercado de trabalho e alta competitividade com a possibilidade de obter uma renda compatível com suas necessidades e até acima de suas expectativas.

Dentro do cronograma apresentado cabe à entidade prover os recursos necessários para que o usuário do sistema ou aluno consiga se desenvolver para atingir a plenitude do conhecimento dentro da indústria 4.0. O passo a passo do que deve ser feito de forma básica certamente sofrerá alterações com as mudanças de tecnologia, porém, para iniciarmos o processo podemos utilizar os recursos disponíveis, incluindo a utilização de materiais recicláveis transformando o que para a sociedade é lixo em conhecimento para os jovens, incluindo campanhas para reaproveitamento do lixo eletrônico.

Iniciativas como a descrita já estão acontecendo, e convido você a participar das nossas oficinas de projeto social para indústria 4.0.

Referências bibliográficas: https://www.sbkbs.com.br/insights/industria-4-0-analise-de-dados/

Autor: José Alberto Rodrigues

Professor do curso de montagem e configuração de computadores.

× Dúvidas?